sexta-feira, 29 de junho de 2018

Sucos desintoxicantes


Nutrição das plantas


O risco da dieta da moda

Resultado de imagem para perigo das dietas da moda

O desejo desenfreado de perder peso em curto prazo tem feito com que as mulheres sigam dietas altamente restritivas, essa busca incansável é motivada por combinações que englobam o extremo culto ao corpo, o baixo entendimento em relação a qualidade nutricional ou alimentação saudável e a pressão que a sociedade exerce para que o indivíduo se encaixe nos moldes estabelecidos para corpo perfeito ou corpo “pseudo - saudável”.

As dietas da moda são denominadas dessa forma devido ao fato de ser um plano alimentar adotado de forma temporária com o intuito de obter resultados rápidos e positivos, porem necessitam de comprovação cientifica de seus efeitos.

Para indivíduos que desejam a perda de peso em curto prazo, o seguimento das dietas da moda promove grandes resultados o que pode ser encarado como vantagem, o grande impasse é o efeito sanfona provocado, visto que essas dietas conforme afirmado anteriormente são planos alimentares que devem ser seguidos em um curto espaço de tempo, a medida que o individuo interrompe as dietas ocorre um aumento de peso que na maioria das vezes supera o anterior, iniciando um ciclo que nunca alcança o objetivo.

Imagem relacionada

Além disso, as dietas da moda costumam ser restritivas, excluindo grupos alimentares e fornecendo quantidades inferiores ao mínimo necessário para o corpo realizar suas atividades básicas, causando consequências negativas para o corpo.

É fundamental que a alimentação seja equilibrada e variada para que assim o organismo possa receber todos os nutrientes necessários ao seu adequado funcionamento e desenvolvimento. É indiscutível que hábitos alimentares inadequados estão diretamente relacionados com o surgimento de doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) como a obesidade e diabetes, que têm aumentado cada vez mais os seus índices.

Isso acontece, pois quando passamos muito tempo sem nos alimentar, nosso corpo entende que há uma ameaça de privação alimentar e, por isso, parte do que foi consumido é armazenado por precaução. É nessa hora que começamos a ganhar peso mesmo comendo poucas vezes ao dia. 

O ideal é fazer pelo menos cinco refeições diárias equilibradas e balanceadas, sendo elas: café da manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde e jantar. Por isso, perder muitos quilos em pouco tempo não significa saúde! Fazer uma dieta para emagrecer muito em pouco tempo geralmente não dura e a pessoa volta a ganhar peso novamente, e de forma acelerada! Isso é chamado de efeito sanfona, geralmente causado pelas dietas radicais!

Dessa forma, ao abandonar a dieta e retomar os velhos hábitos, o corpo tende a recuperar o que foi perdido, acumulando ainda mais gordura. Esse processo de perda e ganho de peso pode ser evitado com a reeducação alimentar e com a prática regular de exercícios físicos.


Fontes: 
http://www.ucv.edu.br/fotos/files/TCC_MAYARA_NUTRICAO.pdf
http://www.sgc.goias.gov.br/upload/arquivos/2016-07/consequencias-da-dietas-da-moda.pdf

quinta-feira, 7 de junho de 2018

Aprenda a substituir o sal por temperos frescos e saudáveis

Temperos industrializados, como caldos em cubos e molhos prontos são considerados alimentos ultraprocessados. Esses produtos possuem quantidades excessivas de sal, gordura e açúcares, que contribuem para o desenvolvimento de doenças do coração, diabetes e vários tipos de câncer. Aprenda a substituí-los: http://www.blog.saude.gov.br/mnsulr



Composição do prato saudável



1. Carboidrato: Responsável por garantir energia para o seu organismo! Nesse grupo, entram alimentos como: arroz, pães, massas em geral,milho, batata, batata doce, mandioca, quinoa e etc. Dê preferência pelos integrais. Quantidade por refeição: 3 colheres de sopa. 

2. Proteína: Grupo responsável pela formação de músculos, ossos, cabelos, unhas, hormônios e enzimas. 

Animal: Ovos e Carnes (Prefira assados ou grelhados). Quantidade por refeição: 1 bife médio (equivalente ao tamanho da palma da sua mão) ou 2 ovos pequenos. 

Vegetal: Todos os tipos de feijões, soja, lentilha, grão-de-bico, etc. Ricos em alguns aminoácidos, porém, pobre em outros, que é facilmente completado com aminoácidos presente em cereais como arroz e quinoa. Por isso a dupla arroz com feijão é tão imbatível, o que falta em um, o outro completa! Quantidade por refeição: 1 concha pequena ou 3 colheres de sopa. 

3. Hortaliças e legumes: Alface, rúcula, agrião, couve-flor, brócolis, cenoura, beterraba, etc. Contém alto teor de fibras, que ajudam na saciedade, vitaminas e minerais que garantem a saúde e integridade do organismo. Evite usar maionese ou temperos prontos, que adicionam gordura e sódio ao alimento. Quantidade por refeição: Metade do prato (incluindo folhas e legumes). 

Fonte: nutrisoft

Ameixa e seus benefícios



#Ameixas são versáteis, podem ser consumidas ao natural, ou entrar no preparo de sucos e vitaminas, na salada de frutas, no preparo de compotas, mousses e gelatinas. Elas são bem-vindas em qualquer refeição do dia, no café da manhã, nos lanches, e como uma sobremesa saudável após as refeições principais.

domingo, 3 de junho de 2018

Natural, de caixinha ou em pó? Qual é o melhor suco?


Natural
Não tenha dúvidas, a opção mais completa e saudável (depois da fruta in natura) é o suco natural. Com nutrientes e enzimas em atuação máxima, especialistas inclusive recomendam que ele seja consumido nos primeiros 20 minutos.

Suco em polpa
Como se sabe, não é fácil arrumar tempo para fazer e tomar um bom suco natural gelado. Mas há uma forma boa de substituir o suco natural pelo suco em polpa congelada. Com a maioria dos nutrientes mantida (até 60% das vitaminas em certos frutos). 

Refresco em pó
Muito artificial, alguns refrescos não alcançam 1% do teor de polpa de fruta em sua composição. No restante, estão aditivos alimentares (corantes químicos, antioxidantes e aromatizantes) e açúcar. “Suco em pó é basicamente açúcar com pouquíssima fruta. Além do mais, há uma combinação de açúcar e adoçante nos refrescos que pode ser perigosa para crianças e hipertensos”.

Suco orgânico
Um pouco mais caro do que o normal e mais difícil de encontrar, o suco orgânico é uma opção que agrada especialistas. No entanto, a produção do suco com frutas cultivadas sem agrotóxicos e conservantes não significa que ele estará livre da adição de açúcar. 

Suco integral
“A melhor opção é o suco integral”. Sem adição de água, conservantes ou aditivos, o suco integral é uma ótima alternativa. O suco integral de uva brasileiro foi considerado o melhor do mundo. Fora que estudos recentes mostraram que o roduto provou ter um papel ativo na redução da gordura corporal.

Fonte: http://www.idec.org.br/uploads/releases/pdfs/19.01_Globo_Rural_Natural,_de_caixinha_ou_em_p%C3%B3__Qual_%C3%A9_o_melhor_suco_.pdf

sexta-feira, 1 de junho de 2018

Os 7 alimentos que combatem a ansiedade

Alguns alimentos contêm #aminoácidos e #vitaminas essenciais, que atuam diretamente diminuindo o #estresse, combatendo a #ansiedade e aumentando os níveis de serotonina, responsável pelo bem-estar e pelo relaxamento.


Trocas saudáveis

"Quando optamos por alimentos mais naturais, mais nutrientes acrescentamos ao nosso dia a dia e, assim, garantimos que nosso organismo funcione de forma saudável e eficaz".


Benefícios Do #Brócolis: Alimento Saudável E Nutritivo

O brócolis é considerado um dos vegetais mais nutritivos que existe. É uma ótima opção de alimento para perder peso, e ter uma alimentação de verdade e nutritiva. Aproveite os benefícios do brócolis por consumi-lo regularmente. Esta “arvorezinha verde” pode ser consumida de diversas formas, seja cru, cozido, a vapor, assado, ou misturado com ensopados e carnes.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...