O desejo desenfreado de perder peso em curto prazo tem feito com que as mulheres sigam dietas altamente restritivas, essa busca incansável é motivada por combinações que englobam o extremo culto ao corpo, o baixo entendimento em relação a qualidade nutricional ou alimentação saudável e a pressão que a sociedade exerce para que o indivíduo se encaixe nos moldes estabelecidos para corpo perfeito ou corpo “pseudo - saudável”.
As dietas da moda são denominadas dessa forma devido ao fato de ser um plano alimentar adotado de forma temporária com o intuito de obter resultados rápidos e positivos, porem necessitam de comprovação cientifica de seus efeitos.
Para indivíduos que desejam a perda de peso em curto prazo, o seguimento das dietas da moda promove grandes resultados o que pode ser encarado como vantagem, o grande impasse é o efeito sanfona provocado, visto que essas dietas conforme afirmado anteriormente são planos alimentares que devem ser seguidos em um curto espaço de tempo, a medida que o individuo interrompe as dietas ocorre um aumento de peso que na maioria das vezes supera o anterior, iniciando um ciclo que nunca alcança o objetivo.
Além disso, as dietas da moda costumam ser restritivas, excluindo grupos alimentares e fornecendo quantidades inferiores ao mínimo necessário para o corpo realizar suas atividades básicas, causando consequências negativas para o corpo.
É fundamental que a alimentação seja equilibrada e variada para que assim o organismo possa receber todos os nutrientes necessários ao seu adequado funcionamento e desenvolvimento. É indiscutível que hábitos alimentares inadequados estão diretamente relacionados com o surgimento de doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) como a obesidade e diabetes, que têm aumentado cada vez mais os seus índices.
Isso acontece, pois quando passamos muito tempo sem nos alimentar, nosso corpo entende que há uma ameaça de privação alimentar e, por isso, parte do que foi consumido é armazenado por precaução. É nessa hora que começamos a ganhar peso mesmo comendo poucas vezes ao dia.
O ideal é fazer pelo menos cinco refeições diárias equilibradas e balanceadas, sendo elas: café da manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde e jantar. Por isso, perder muitos quilos em pouco tempo não significa saúde! Fazer uma dieta para emagrecer muito em pouco tempo geralmente não dura e a pessoa volta a ganhar peso novamente, e de forma acelerada! Isso é chamado de efeito sanfona, geralmente causado pelas dietas radicais!
Dessa forma, ao abandonar a dieta e retomar os velhos hábitos, o corpo tende a recuperar o que foi perdido, acumulando ainda mais gordura. Esse processo de perda e ganho de peso pode ser evitado com a reeducação alimentar e com a prática regular de exercícios físicos.
Fontes:
http://www.ucv.edu.br/fotos/files/TCC_MAYARA_NUTRICAO.pdf
http://www.sgc.goias.gov.br/upload/arquivos/2016-07/consequencias-da-dietas-da-moda.pdf
Nenhum comentário:
Postar um comentário