sexta-feira, 17 de agosto de 2018

Alimentos para osteoporose

Resultado de imagem para alimentação para osteoporose

Quando se fala em alimentação para prevenção da osteoporose, logo vem à mente o leite por ser rica fonte de cálcio. Sim! Leite é rica fonte de cálcio, mas temos cálcio também em muitos outros alimentos. O cálcio é um mineral importante para todas a funções vitais dentro do nosso organismo e não somente para osteoporose.

Porém, a formação da massa óssea não depende de um só mineral. Há muitos outros nutrientes que agem em conjunto com o cálcio, entre eles vitaminas, minerais e aminoácidos.

Dentre estes nutrientes acima citados, pode-se exemplificar a Vitamina D, sem ela não é possível a absorção do cálcio. 

Para termos vitamina D de forma adequada precisamos do magnésio, que é um mineral necessário para centenas de reações dentro do nosso organismo, entre elas, converter a vitamina D3 à sua forma ativa. 

Dentro de uma alimentação adequada há de haver um equilíbrio entre cálcio e magnésio. Portanto, não basta ter cálcio, tem que ter magnésio. Não adianta ter alimentos enriquecidos, nem tão pouco suplementos de cálcio se não tiver magnésio, pois o problema pode continuar e, pior ainda, o excesso deste mineral pode acarretar problemas de microcalcificação no organismo, tornando-se fator de risco para outras doenças. 

Resultado de imagem para alimentação para osteoporose

Para que os nutrientes contidos na sua dieta sejam bem absorvidos é importante ter uma boa saúde intestinal, e esta, por sua vez, depende da sua alimentação. 

O diagnóstico e tratamento da osteoporose são conduzidos pelo médico e visa impedir o agravamento da mesma, controlar a dor, retardar ou interromper a perda de massa óssea e prevenir fraturas. Uma alimentação personalizada deve ficar a cargo de um nutricionista. 

É importante lembrar que, a solução para uma longevidade saudável com redução dos problemas por ela acometidos é ter boa qualidade de vida, incluindo atividade física, banho de sol diário e hidratação na medida certa, alimentação equilibrada e variada, com mais alimentos naturais, preparados de forma simples, evitando os alimentos ultraprocessados e aditivos químicos e respeitando a individualidade de cada ser.

Alimentos ricos em cálcio: 

Couve, rúcula, agrião, brócolis, almeirão, espinafre, radicchio e outros e vegetais folhosos verde-escuros; leguminosas como feijões, ervilha, lentilha, grão-de-bico e outros; leguminosas como castanha do Pará, de caju, nozes, macadâmia e outras; além das sementes de girassol, de gergelim e de abóbora; Leite e derivados como queijo fresco, iogurte, etc.

Fonte: CRN3

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...