- Açúcar mascavo: ele é produzido com o cozimento da cana, por isso possui a cor mais escura. Por não passar pelo processo de refinamento e nem ter aditivos químicos incluídos no processo, o açúcar mascavo tem seus nutrientes preservados.
- Açúcar demerara: ele passa por um processo de refinamento mais simples, sem receber qualquer tipo de aditivo químico. Sua coloração é caramelo e a consistência mais úmida. Ainda há grande presença de nutrientes, mas em menor quantidade em comparação ao mascavo.
- Açúcar cristal: esse tipo passa por um processo de refinamento leve, perdendo a coloração escura e 90% dos nutrientes, apenas é preservado o tamanho dos grãos de açúcar. É uma opção menos saudável em comparação ao açúcar mascavo e o demerara.
- Açúcar refinado: como o próprio nome já diz, ele passa por um processo de refinamento, recebendo aditivos químicos e perdendo vitaminas e minerais. O açúcar refinado possui alto poder adoçante, porém, é a opção menos saudável disponível.
- Açúcar orgânico: esse tipo de açúcar tem as propriedades nutricionais equivalentes às do açúcar mascavo. Orgânico quer dizer que não foram utilizados agrotóxicos ou fertilizantes sintéticos no plantio e cultivo do açúcar, e nem aditivos químicos durante os processos industriais. O açúcar mascavo e o demerara podem ser orgânicos, os refinados não.
Fonte: Unimed
Nenhum comentário:
Postar um comentário